Contabilidade Pra Que?

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

Vamos aproveitar a divulgação do Balanço de 2014 da Petrobrás, para fazermos essa reflexão.

As Corporações geralmente, criam várias visões gerenciais contábeis de resultado, projeções espetaculares, apresentações em PP, tudo lindo, colorido, automatizado. E esquecem de notar o que os velhos razonetes e partidas dobradas mostram. Nunca se esqueçam do monge Luca Bartolomeo Pacioli, tudo o que ele criou a 500 anos é atual. O Balanço e as demonstrações financeiras elas sim, tem valor.

- Vou fazer uma pergunta:

-Os auditores que auditam as Demonstrações Financeiras avaliam a Contabilidade gerencial ou a Contabilidade Fiscal? Onde eles se baseiam para darem o parecer?

- Empresários, acionistas, executivos, jamais se esqueçam disso.

- Deixe a sua contabilidade em dia, faça as conciliações em todas as suas rubricas, sempre em até D2, evite atrasos nessa atividade que parece tão chata, mas é fundamental para a Governança da sua Corporação.

- Através dessa simples e chata atividade, você pode encontrar fraudes, ou erros de lançamentos que poderão lhe gerar prejuízo fiscal e financeiro além de risco de imagem.

- Olha e é tão simples fazer isso, crie uma rotina com check list de todas as contas e “obrigue” que a sua área financeira contábil, realize essa atividade. Além disso, analise os erros mais constantes e atue na correção na origem, evitando repetição da falha. Não basta “corrigir” tem que ajustar o processo e treinar os funcionários, eles devem saber os “por quês” das coisas.

Num segundo passo, crie pontos de controle, métricas, com gráficos que lhe mostrem a evolução da quantidade de erros e de inconsistências, para que VOCÊ acompanhe de forma estruturada e de preferência gráfica como está a sua conciliação e a sua contabilidade.

Evite que as contas transitórias sejam utilizadas de forma exagerada e sem critérios, e que fiquem com saldos expressivos.

Não somos contra a Contabilidade Gerencial, pelo contrário, ela é importante, mas deve estar em baseada em números confiáveis e críveis.

Como sempre digo, a Governança está em cada detalhe, e não é somente uma obrigação para os Órgãos Reguladores, é para VOCÊ, para VOCÊ dormir melhor e não ter surpresas desagradáveis.

Se tiverem dúvidas em como proceder, acessem o www.finance365.net.br, e faça um chamado sem custos para a sua Corporação.

Pense Governança Corporativa, Pense FINANCE 365.

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO