Marketing: Use-o

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

Marketing diz respeito à relação entre organização e seu mercado, em particular seus clientes atuais e potenciais. Os clientes são a força vital do negócio e sem eles, a empresa não tem futuro. Para uma empresa ser bem sucedida e obter lucro, precisa visar à identificação e satisfação das necessidades de seus clientes e o objetivo do marketing é ajudá-la a atingir esses objetivos. As empresas atuais são altamente competitivas e mudam muito rapidamente e o marketing como um conjunto de conhecimentos e boas práticas, precisa responder a essas mudanças. Contudo há uma regra no marketing que permanece imutável: para se tornar e continuar sendo bem sucedido, uma organização precisa ser superior aos seus concorrentes no que diz respeito a satisfazer as necessidades dos clientes.

Em essência, o marketing é um conceito relativamente simples, mas cujo fundamento é a base da abordagem fundamental para se dirigir uma empresa. Ele é a identificação e a antecipação das necessidades dos clientes e a satisfação lucrativa dessas necessidades. Os clientes devem ser a razão de existir da empresa. A orientação ao cliente/marketing por si só não é suficiente para melhorar o desempenho empresarial, todos os outros elementos da empresa, inclusive gestão operacional, gestão financeira e gestão de recursos humanos, devem ser geridas de maneira eficaz para que possam contribuir com o desempenho da empresa como um todo.

- Quatro grandes ideias são fundamentais para o marketing:

- • Troca

- • Promessa

- • Correspondência

- • Orientação ao cliente ou ao marketing

- Outro aspecto fundamental do marketing estratégico são os concorrentes que também interagem com nossos clientes atuais e potenciais. Há cinco comportamentos principais próprios das empresas que efetivamente e com lucro, fizeram da orientação ao cliente/marketing a base operacional de seus negócios: compreensão do mercado, foco na qualidade, marketing interno, resposta adaptativa e relacionamento externo.

Em essência o marketing é uma filosofia empresarial que defende a ideia de que é mais fácil alcançar os objetivos de sua empresa se você compreender e satisfazer as necessidades de seus clientes. Os clientes podem ser indivíduos ou organizações e por trás de cada necessidade percebida do cliente há um fator ou motivo. Os motivos são filtrados por nossos valores, nossas preferências gerais relativas a boas ações e resultados adequados ou bons. Nesse sentido os fatores que exercem maior influência são a família, escola, religião e grupo de colegas. As atitudes que desenvolvemos são nossa tendência a responder positivamente ou negativamente a certos estímulos. Nossas atitudes incorporam nossos motivos e valores, mas também são afetados por nossas experiências. O comportamento do consumidor tradicionalmente tem sido visto como um processo de resolução de problemas e fatores PEST ( político, econômico, social e tecnológico ) no ambiente mais amplo influenciam esse comportamento.

Os mercados internacionais diferem do mercado consumidor em quatro pontos principais: são menores, a demanda é derivada dos objetivos organizacionais, as decisões são tomadas por grupos de participantes e as necessidades percebidas contém elementos corporativos e pessoais. a segmentação do marketing eficaz divide os clientes em segmentos mensuráveis e acessíveis de massa crítica determinada de acordo com as diferenças nas necessidades percebidas.

- Os profissionais do marketing precisam reduzir o risco da tomada de decisão e melhorar a eficácia do modo como alocam os recursos escassos. Compreender os motivos e o comportamento de compra dos clientes é complexo, nesse caso a pesquisa de marketing é o ponto central para isso. Ela atua como um link entre o cliente e a empresa. Trata-se de um investimento e há um equilíbrio entre o custo e o benefício obtido com a captura de informação que reduzem o risco da tomada de decisão. A PM pode ser aplicada a diversos problemas de marketing, inclusive o estabelecimento do tamanho do segmento e a definição das necessidades dos clientes ou as atitudes com relação aos benefícios percebidos nos diferentes produtos. A TI permite que as empresas produzam informações valiosas para a tomada de decisão de marketing.

- A pesquisa secundária é uma pesquisa conduzida por outras pessoas, não necessariamente focando em nossas necessidades e suas principais fontes são o governo, órgãos públicos, comércio e órgãos reguladores e pesquisa comercial.

- O processo de pesquisa primária envolve a definição do problema, dos objetivos da pesquisa, da base de amostragem e do método bem como a definição dos instrumentos de pesquisa e das questões. Quando os dados são coletados, por meio de um método apropriado, os resultados são analisados e podem ser apresentados em forma de relatório.

- O planejamento de marketing é uma atividade estratégica e podem ser vistas como um processo decisório de marketing que envolve uma série de etapas para analisar, planejar, implementar e controlar uma ampla gama de atividades designadas com a finalidade de alcançar os objetivos da organização. Trata-se de um processo decisório que foca em utilizar as forças da empresa para aproveitar as oportunidades do mercado e criar planos de ação detalhados elaborados par alcançar os objetivos da empresa. Os passos do planejamento de mercado são:

• Estabelecer os objetivos

• Rever as forças e as fraquezas da empresa

• Avaliar as oportunidades e ameaças do mercado

• Realizar um exercício de targeting que permita aplicar as forças da empresa ás oportunidades apresentadas por diferentes segmentos do mercado

• Desenvolver uma estratégia integrada de marketing

• Implementar e controlar a execução da estratégia para alcançar os objetivos da empresa.

O planejamento de marketing estabelece uma ligação estratégica fundamental entre a empresa e seu mercado e também exerce um papel importante na gestão bem sucedida de um negócio. Ela envolve decidir o que produzir, quanto cobrar, onde o cliente comprará o produto e de que modo informar e persuadir o cliente a comprar o produto utilizando os 4Ps: produto, preço, praça e promoção.

Para ser eficaz o profissional de marketing deve permanecer vigilante e ter cuidado não apenas com o que os concorrentes estão fazendo, mas também com o que os clientes estão pensando e fazendo com relação a nossa oferta e a de nossos concorrentes. Isso ressalta a importância da informação e da pesquisa de marketing.

Nenhum negócio está imune às mudanças significativas que ocorrem num ambiente econômico. O que podemos afirmar com certeza é que diversos setores verão uma redução na demanda, o que provavelmente aumentará a pressão competitiva enfrentada pelas empresas. Sob tais condições uma empresa deve redobrar seu foco em dois grupos: clientes e concorrentes. Então apresentamos dez dicas cruciais que você pode utilizar para ajudar seu negócio e sobreviver e prosperar:

1- Foco em seus clientes

2 - Foco em seus concorrentes

3 - Conheça a si próprio

4 - Segmente corretamente

5 - Aumenta a responsividade e a flexibilidade

6 - Conheça os benefícios de seus produtos

7 - Entenda precificando e valor

8 - Faça a promoção corretamente

9 - Aja rapidamente

10 - Monitore e controle os resultados.

Fonte - Revista Harvard Business Review

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO