A crise para promover mudanças

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

Presidente da Simens conta como usou uma crise para promover mudanças

Em meio a um escândalo mundial de pagamento de propina, o conselho da Simens instalou Peter Löscher na presidência (o primeiro executivo de fora dos quadros a assumir o cargo) que não perdeu tempo em reformar a organização.

 Até 1999, o pagamento de propina no exterior era perfeitamente legítimo dentro da legislação alemã, elas inclusive podiam abater a despesa da renda tributária.

 A situação mudou devido a pressão dos Estados Unidos, pois desde 1977, eles têm leis proibindo o pagamento de propina, mas a Simens tinha dificuldade para abandonar o hábito. Em novembro de 2006, a promotoria alemã deu batidas em escritórios da Simens por todo o país. O escândalo provocou uma turbulência jamais vista na Simens. Então Peter como sempre, ao assumir se dispôs a ouvir e aproveitou as oportunidades que uma boa crise traz. O escândalo criou um senso de urgência, sem o qual seria muito difícil mudar as coisas. A Simens tem muito orgulho de sua história de inovação e sucesso, mas ela precisava mudar.

 Hoje em dia não é tanto a singularidade da estratégia que importa, mas sim a força da execução. Peter mudou radicalmente a forma de como o conselho gestor tomava decisões, também agiu para otimizar e simplificar as subsidiárias. Junto da nova equipe, reuniu essas operações nacionais internacionalizado. Essas mudanças organizacionais tinham um objetivo simples: reduzir a burocracia e tornar a Simens mais ágil em um mundo em rápida transformação e são os mercados emergente que mudam mais depressa. Em Xangai em 1984, quase não haviam carros do outro lado do rio onde hoje fica Pudong, a humanidade subestimou de forma radical a velocidade da mudança. A velha estrutura da Simens, não era capaz de lidar com esse ritmo, era preciso uma estratégia clara. Começaram incluindo projetos de sustentabilidade e em seguida fizeram a empresa voltar a se concentrar em infraestrutura, então mais uma vez foram pioneiros no aumento dos gastos com pesquisa e desenvolvimento. Peter tentou frisar que os clientes devem ser o principal foco. Uma vez por ano , os principais gerentes se reúnem para um encontro sobre liderança em Berlim. Examinou as agendas dos cabeças das divisões e avaliou quanto tempo passaram com seus clientes e pode montar um ranking, mas não foi nada boa, mas no seguinte tudo mudou para melhor. Com essa abordagem simples, conseguimos uma ênfase muito mais forte no cliente nos altos escalões da gerência. É apenas um exemplo de como coisas simples podem ter um grande impacto. Se quiser mudar uma organização grande e complexa como a Simens, é preciso tornar sua pauta conhecida, comunicá-la em termos simples e principalmente executá-la.

Fonte: Harvard Business Review Brasil

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO