Conhecimento em competência

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

Transforme conhecimento em competência

O conhecimento como ferramenta competitiva não é privilégio da geração atual. Na revolução industrial entre 1750 e 1950, diversos problemas enfrentados pelas organizações foram solucionados pela capacidade criativa e intelectual do homem. a diferença para os dias de hoje é que o conhecimento era tácito, ficava restrito ao contexto em que se encontrava inserido. O seu domínio estava ligado ao poder, logo compartilhá-lo era o mesmo que perder. Esse conceito começou a ruir com a intensificação das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, a partir da década de 90, com a globalização dos mercados. as mudanças nas práticas de gestão tornaram-se frequentes e surgiram novas formas de organização de trabalho. Um sinal de que o conhecimento deveria ser aberto e o acesso às informações amplo. Nesse novo cenário, as empresas descobriram que o que as diferenciariam nos segmentos que atuam seria a forma como aplicariam o que conhecem. Para isso, passaram a depender do capital intelectual, ou seja, de ter pessoas em seus quadros que saibam pensar, criar, inovar, ousar, compartilhar conhecimentos, empreender, ir além dos limites que o cargo confere.

Hoje os profissionais além de ter que atender as expectativas competitivas das organizações, deve desenvolver o conhecimento, ter conteúdos que ampliam a intelectualidade. Porém não se deve furtar do direito de estimular e proporcionar aos seus colaboradores meios de chegar ao caminho do saber. E precisam ter em mente que a procura do desenvolvimento é uma tarefa que lhes pertence. Afinal, uma coisa é receber informação e ter um diploma na parede, a outra, é saber o que fazer com o conhecimento adquirido.

A transformação do conhecimento em competência é a chave para gerar resultados, e consequentemente, fazer com que a força de trabalho seja reconhecida, ou seja, o que faz a diferença é o que sabem e o que conseguem fazer com o que sabem. Certamente os que possuem espírito empreendedor estão um passo adiante nesse processo, por incorporarem à capacidade de execução coragem e ousadia para inovar. Lembre-se de que criatividade e inovação são qualidades que qualquer um pode ter; basta sair do comodismo.

Responsável pela administração dos valores nas companhias, o atual contexto impõe aos gestores uma série de desafios. O mais importante, é o de se moldarem às exigências que extrapolam as habilidades do cargo, é preciso também renovar o conceito de liderança, pois a maior parte dela ainda baseia sua forma de atuação no poder conferido pela hierarquia, não pela capacidade de influenciar pessoas para que tenham comportamento e atitudes desejados e alinhados com as necessidades do mercado. Isso fará sensibilizar seus pares para a necessidade de se alinharem aos valores, crenças e missão da empresa, formando assim, uma base de conhecimento, ou seja, " ir além dos muros da organização ". As empresas buscam administradores para potencializar resultados operacionais e ganhar credibilidade e que permitam aos seus profissionais expressarem o que tem de melhor. Afinal se a Era do Conhecimento traz novos valores para a organização, eles têm de ser compartilhados por todos.

Não é mais possível gerir uma organização de qualquer natureza de maneira amadora ou sem técnica necessária. Temos que fomentar a contratação de profissionais habilitados para potencializar a eficácia do trabalho. Por mais que se diga que saber dominar as atribuições profissionais seja sinônimo de competência, o fato é que diante das constantes mudanças impostas ao mundo corporativo, em decorrência das movimentações e globalizações sociais, econômicas, culturais, políticas e tecnológicas, esse atributo está deixando de ser garantia de emprego. "O colaborador é parte ativa na busca pelo conhecimento e autodesenvolvimento". A fase do eu quero me desenvolver, mas a empresa não faz nada, é coisa do século passado, diz Brunini, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional São Paulo. As pessoas somente serão percebidas se souberem dominar o conhecimento. Isso permite discordar dos procedimentos de seus superiores, quando estiverem errados. Estamos saindo de um estilo autoritário e paternalista, tipo, " manda quem pode, obedece quem tem juízo", para uma gestão mais transparente e participativa. Com a transparência, o comportamento tende a ficar mais na linha da adaptação do que na de rejeição ou de ignorância.

Baseado no tripé, " conhecimento, habilidade e atitude ", os modelos de competências têm como função contribuir para a lida com questões inéditas do contexto empresarial, a partir do pressuposto de que somente a avaliação técnica das pessoas baseada nas habilidades que possuem não é suficiente para atender as exigências do cargo.

A criação de uma identidade entre a empresa e os profissionais, para que sintam a existência de sintonia entre seu propósito de vida e os negócios da organização, e um ambiente de trabalho que acena para oportunidades e recompensas justas, também são vistas por especialistas como processos importantes de retenção de pessoas.

De qualquer forma, atestam os gestores, o profissional desenhado para o futuro deverá chegar ao mercado de trabalho com posicionamentos críticos e exigentes. Na bagagem, soluções criativas, inovadoras e ousadas que podem impactar nas decisões da empresa. Como diz o escritor americano Alvin Toffler, autor de " A Terceira Onda ": o conhecimento é o substituto último de todas as formas de produção.

Fonte - Revista Harvard Business Review

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO