A Biología e produtos sustentáveis

User Rating: 4 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Inactive
 

A Biología e a criação de produtos sustentáveis

A Biologia sintética e a engenharia metabólica prometem revolucionar a indústria química e permitir o desenvolvimento dos produtos sustentáveis. Não é um sonho pensar que a biotecnologia poderá contribuir com 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em algum momento no futuro. Esta é uma área em que o país tem vantagens e será uma conquista grande atingir esse objetivo. Mas é necessário haver um ambiente favorável para que a tecnologia tire proveito dos recursos naturais disponíveis, diz Gregory Stephanopoulos, professor do Departamento de Engenharia Química do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Segundo o professor Stephanopoulos, a biotecnologia contribui atualmente com cerca de 1% do PIB global. Mas a área não se desenvolve uniformemente ao redor do mundo. É mais forte em alguns países como os Estados Unidos, Holanda e Suíça. Só a indústria do ácido lático na Holanda gera receita de US$ 40 bilhões a US$ 60 bilhões por ano. a tendência no futuro, é o papel da biotecnologia crescer cada vez mais porque a pressão sobre o preço das commodities vai aumentar assim como a preocupação com as mudanças climáticas. E a biotecnologia terá um papel cada vez mais vital na utilização sustentável dos recursos naturais.

As vantagens do Brasil, estão diretamente relacionadas à disponibilidade de espaço, água e luz, que influenciam a produtividade. O custo matéria-prima contribui com 65% a 70% do preço final dos combustíveis, por exemplo. Se tiver uma boa quantidade, estará em vantagem em relação ao mundo. O Brasil é atualmente, uma economia globalizada, tem um ambiente mais aberto à concorrência internacional do que no passado, o que oferece condições favoráveis ao desenvolvimento da biotecnologia, ao lado da disponibilidade de recursos renováveis.

Mas nem todos os investidores de capital de risco estão animados a investir na biotecnologia neste momento. A perspectiva negativa atual é baseada em decisões ruins que tomaram dez anos atrás, quando correram para a área dos combustíveis sem pensar muito em tecnologia e nos outros aspectos do negócio. Há casos de investimentos feitos apenas com base em 15 telas de Power Point. Isso não se faz mais.

O professor disse que a engenharia metabólica e a biologia sintética são as principais ciências que permitirão ao homem enfrentar o desafio da sustentabilidade. Com a tecnologia genética, em um laboratório, é possível interferir no processo das reações químicas e fazer o produto desejarmos. Ele lembrou que, no começo do século 20, houve a explosão dos processos químicos na indústria com o desenvolvimento dos catalisadores, que viabilizaram qualquer produto químico. Agora há florescimento dos biocatalizadores, que nos permitem fazer a química que conhecemos e muito além disso. Ele acredita que a substituição de uma tecnologia por outra não vai ocorrer de um modo suave. Será uma destruição criativa.

A questão chave é por que o processo biológico será mais competitivo do que tradicional? Como competir com o catalizador químico tradicional que é cem vezes mais rápido do que o biocatalizador? Com a seletividade do processo biológico, fazendo somente um produto por vez.

Uma planta química tradicional custa bilhões de dólares e atende a diversos mercados com vários produtos. Já o processo biológico exige 10% do investimento porque faz um único produto para um só mercado. Não é produtividade e sim seletividade, que define o custo do produto. Ele será fabricado de forma econômica ou não? Na biologia é mais fácil descobrir um organismo que faz o que a gente quer . A questão é se pode fazer isso de forma econômica.

O florescimento da bioeconomia depende da existência de um ambiente favorável, com alguns ingredientes que localizou no Vale do Silício, ao redor do MIT, em Cambridge, e na área de Boston, todos nos Estados Unidos, onde experiências bem sucedidas foram registradas.

Fonte - Revista Harvard Business Review

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO