O Planejamento é a chave do êxito

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

O tema planejamento é um dos que mais gera frustrações nas pessoas que o buscam. Porém antes de criticá-lo é preciso analisar as causas que levam ao insucesso. "Planejar é fazer hoje o necessário para que o futuro aconteça como queremos" (Forn y Foxá estadista espanhol).

Planejamento não pode ser tratado de forma única nem genérica, é preciso deixar claro que em qualquer organização existem três importantes campos em que técnicas de planejamento podem ser aplicadas com objetivos diferentes.

No primeiro encontram-se os cinco jogos fundamentais, que juntos permitem a construção de uma sincronia da inteligência, que pode ser usada como orientação de visão, formação de objetivos e como atacá-los, que são: Estratégico; de mercado; operacional; da cultura e da construção da confiança na organização; e do capital.

No segundo, estão os sete planejamentos básicos e operacionais que se em sincronia nascem o ritmo, a cadência e a utilização mais adequada dos recursos em termos de capital de giro das variáveis, que seriam: planejamento e execução comercial, de produção, de compras, de formação de estoque, de novos produtos, de logística de entrega; e planejamento e execução financeira.

O último campo concentra 12 motores operacionais da organização, distribuídos em cinco jogos: estratégico (inteligência do negócio, plantar e colher, inovação e escalada estratégica), mercado (comercial e exportação), operacional (informação, produção, compras e logística), cultura (motor humano) e capital. Esses motores requerem objetivos e planejamento específicos. Neles temos o que se denomina de Gestão da Seqüência & Conseqüência.

Preocupar-se com as conseqüências de projetos não planejados absorve toda a nossa energia. Por outro lado, quando construímos os planejamentos necessários, edificamos o futuro da empresa pela seqüência correta dos pensamentos, orientações, ações e monitoramentos.

Portanto, a primeira finalidade do controle orçamentário é possibilitar à direção a tomada de decisões que corrijam as falhas existentes e procurar colocar a empresa no rumo certo. Se, por outro lado, a avaliação periódica mostra que a organização está no rumo certo, com resultados reais que equivalem aos resultados planejados no orçamento, nenhum ajuste ao plano de ação será, então, necessário.

Planejar não é um ato administrativo, burocrático, mas requer imersão e sincronia mental profundas dos envolvidos em cada etapa do processo, bem como visão antecipada dos problemas.

Portanto "Planejar é bom, dá certo"

Outro aspecto importante na adoção de um orçamento global é o fato de que naturalmente é aplicado em partes, para a operação de toda a empresa, e isto força a todos os membros da administração interagir, fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com as operações diárias através da delegação de poderes.

Fonte: BERSOU - MBA Executivo Março 2010

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO