6 dicas para Planejamento

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

6 dicas para Planejamento 

 

 

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, no mês de novembro deste ano, houve 128 pedidos de falência em todo o país. Do total, aproximadamente 73% foram requeridos por PMEs.

Além disso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou no dia 18 de novembro que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) ficou em 44,8 pontos, um ponto abaixo dos 45,8 registrados em outubro. O valor é o mais baixo de toda a série histórica da pesquisa, que começou em 1999.

Números como estes assustam os pequenos e médios empresários de todo o país que buscam diariamente ficar fora destas estatísticas. Mas como evitar a regressão do próprio negócio?

Um novo ano está se aproximando e com isto é indispensável rever as ações do ano que se encerra, ou seja, debater os pontos fortes e fracos, avaliar o orçado e o realizado, os erros e acertos, mercado de atuação e perspectivas para estabelecer metas para o próximo ano sem sustos e sobressaltos e por fim o cenário econômico que o país está inserido.

Veja 6 dicas de como fazer o planejamento do seu negócio para 2015:
• Premissas básicas: é essencial entender a colocação e importância da sua empresa no seu mercado de atuação. Algumas perguntas básicas podem auxiliar neste momento de autoidentificação. Por exemplo: quem somos? Quais são as nossas habilidades e diferenciais? Quais são os nossos maiores desafios e dificuldades? Quais são os nossos recursos? Como estão sendo aplicados? Como podemos melhorá-los? Quais serão as prioridades a serem resolvidas? Respondendo aos questionamentos será possível criar um plano de ação adequado às necessidades da empresa e de acordo com os recursos disponíveis.
• Análise interna: avaliar minuciosamente as soluções que a empresa dispõe, como: recursos financeiros, humanos e tecnológicos. Com base nessa análise, se necessário, desenvolver ações de redução de custos, capacitação profissional e estruturação interna.
• Análise externa: o principal objetivo da análise externa é identificar quais são as oportunidades e ameaças que o mercado oferece à empresa. Por exemplo, um concorrente direto pode oferecer ameaças à empresa se não for bem estudado e monitorado, por outro lado, uma área pouco explorada do segmento pode apresentar uma oportunidade de crescimento em relação aos fatores de ameaça.
• Projeções: as missões, visões e valores da empresa são base para o planejamento estratégico para o próximo ano. Neste momento é possível traçar metas reais para empresa e planos de ação para alcançar os objetivos no próximo ano. Este planejamento em longo prazo é um direcionamento de atuação para a corporação, ou seja, ele mostra quais são os pontos que merecem mais atenção e as questões já bem desenvolvidas.
• Prática: o maior desafio é tirar o planejamento do papel e colocá-lo em prática com a estratégia pré-estabelecida no plano de ações. Neste momento a disciplina e insistência são fundamentais para fazer com que as ações da empresa estejam de acordo com a determinação do Plano. De imediato pode-se sentir uma resistência pela mudança, mas lembre-se que algumas são indispensáveis.
• Avaliação: a visão analítica do empreendedor é um diferencial para controlar e avaliar o processo de desempenho a fim de aperfeiçoá-lo sempre que necessário. O Planejamento deve sempre ser revisto e alterado se houver necessidade para que a performance da empresa seja positiva.

O planejamento estratégico não é uma fórmula mágica que resolverá todos os problemas da empresa, este ajuda na gestão, estruturação e diminuição de erros. Faça o planejamento e siga-o, tenha disciplina, dedicação, equipe capacitada, energia para superar os obstáculos e garra para trabalhar muito.

 

*Por Alcides Rocha

*Alcides Rocha é presidente da Finance365, primeira plataforma brasileira de Governança Corporativa focada em PMEs

 

Informações à imprensa:

HUG Comunicação Corporativa

Thamiris Rezende

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO