Gestão Estratégica de RH

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

Srs., gestores, o mundo muda cada vez mais rápido, assim sendo, temos que buscar modelos de gestão que atendam essas novas exigências. Temos que ter mais eficiência com custos menores, como conseguirmos isso.

Com certeza a gestão de recursos humanos, clima organizacional são processos chaves para preparar um indivíduo questionador. O RH tem que estar numa posição de destaque dentro da Empresa colaborando com os resultados da Empresa, RH como negócio. O negócio é um espaço empresarial composto: produto, mercado e tecnologia que visam retorno a seu investimento.

Independente do setor da empresa,a mesma busca resultado, lucro, retorno sobre o investimento.

Quais são os produtos, mercados, tecnologias de RH. Os produtos são: treinamento, seleção, remuneração e benefícios. Os clientes são todas as unidades da empresa. As tecnologias métodos de pontos para cargos e salários, técnicas específicas de treinamento em sala de aula. O retorno do Investimento de RH – o quanto as necessidades dos clientes foram atingidas.

Planejamento empresarial em recursos humanos

A complexidade das organizações requer o tratamento de sistemas aplicados em recursos humanos, o conjunto de ações inter relacionadas e interdependentes que são agrupadas conforme sua afinidade. Ex.: ações de treinamento – voltada para o pessoal gerencial, para desenvolver de uma certa habilidade e para o pessoal operacional ou ainda ações de recrutamento, seleção, remuneração e benefícios.

Todos os funcionários devem conhecerem os valores da empresa e onde ele poderá chegar em sua carreira. Não podemos criar falsas expectativas, pois estaremos criando problemas para o futuro. Lembrem-se que informação clara é fundamental.

Gerenciamento estratégico de recursos humanos

Plano de RH precisa estar vinculado ao plano empresarial, para saber onde chegar e como chegar, para o uso ele se fundamenta em regras básicas por exemplo nos pontos fracos da concorrência, aproveitando as oportunidades do contexto, desenvolvimento dos pontos fortes e sinergia da organização.

Da empresa precisamos conhecer sua cultura, estratégias de passado, estrutura de custos, pontos fortes e fracos e do contexto precisamos conhecer riscos e oportunidades, tendências daquele contexto de onde a empresa está imersa.

Implantação da gestão estratégica de recursos humanos

O gerenciamento estratégico fundamenta-se em três princípios:

1) RH pode ser vista como negócio – o profissional de RH precisa conhecer os clientes, produtos e tecnologia que a empresa oferece a seu mercado, também precisa conhecer os clientes, produtos e tecnologias da área de RH adequadas para oferecer a sua empresa. Tem que conhecer os objetivos da empresa e propor meios adequados de RH para atingir os objetivos da Empresa.
 2) RH é melhor administrado sobre o enfoque estratégico e sistêmico. Considerar os recursos, objetivos e desafios, considerar os fatores que vão afetar o presente e o futuro, tem que ser efetivamente estratégico.
 3) Clima de participação, confiança e valorização de qualidade dos colaboradores contribui de modo significativo para excelência empresarial sabe-se que os ganhos de produtividade ocorrem quando gerenciam a qualidade, não só no atendimento de nossos clientes, através de produtos e serviços, qualidades de pensamento e ações.

Três fatores que contribuem para a melhoria da qualidade:

- Mudança de cultura,
 - Motivação e
 - Educação de Empregados.

As estratégias gerenciais precisam ser revistas não é possível lançar nas costas do estado os problemas trabalhistas, além dos direitos trabalhistas terem custos adicionais existe o poder de fogo dos trabalhadores e dos sindicatos que cresceram muito.

Plano Diretor de Recursos Humanos

Para vincular as ações de RH com o planejamento empresarial as unidades de RH devem conceber como negócio, adotar o enfoque sistêmico, adotar o enfoque de marketing em RH, precisa ela própria fazer a sua gestão estratégica de seu negócio, por exemplo:

- Estabelecer direção a longo prazo,
 - Examinar aspectos críticos que deverá enfrentar – desenvolver programa de ação, dentro dos recursos, ambientes condições de competitividade e
 - Estabelecer direção a longo prazo

Quatro etapas do gerenciamento de Processo de RH

- Definir estratégias,
 - Programas de ação,
 - Orçamentos e
 - Sistemática de acompanhamento de resultados.

Podemos caracterizar três dificuldades para implantar a gestão estratégica de recursos humanos em uma empresa, resistências de caráter técnico (administrar tecnologia, capital e pessoas), político (alocação de recompensa, prêmios e cargos) e cultural (valores compartilhados que dirigem o composição da organização).

As organizações que praticam o não questionamento, o não desenvolvimento do espírito crítico, organizações muitos fechadas e diretivas tem como sua dificuldade maior, à apreensão inadequada da realidade, sob o contexto com qual a organização deve lidar da mesma forma, comportamento autoritários gera atitudes de auto proteção e as equipes se tornam desconfiadas e frágeis e diminuindo o grau de participação.

Dificuldades de comunicação entre RH e demais áreas da Empresa

1) A própria formação deste profissional que vem da área de humanas e as outras áreas tem formação de exatas.
 2) O profissional de RH às vezes não conhece o negócio da empresa.
 3) O Empresário e Executivo tem RH como custo (equipe, equipamentos e instalações) no entanto só as pessoas transformar custos em lucros.

A palavra chave para o sucesso do gerenciamento estratégico de RH

É envolvimento do RH com o planejamento empresarial e com as áreas clientes de RH com a elaboração de plano diretor de RH, com isso se beneficiam a empresa contar com uma gestão mais profissional, os clientes de Rh que podem negociar o composto produto e tecnologia que atenda as suas unidades e a área de RH que passa a ser vista como um parceiro importante para atingir os objetivos da organização.

Fonte - Harvard Business Review.

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO