Liderança jovem brilha no mercado

User Rating: 4 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Inactive
 

É cada vez maior a inserção de jovens profissionais de administração em posições estratégicas, incluindo a presidência de corporações. Apesar do pouco tempo de experiência tradicional, eles possuem vivência, autocontrole e formação suficientes para comandar processos e equipes em grandes empresas nacionais e multinacionais, em um processo natural de renovação sem destruir de forma abrupta o que já existe e funciona. Eles são abertos ao diálogo, tem amplo acesso às informações de interesse e estão dentro do mercado de trabalho há cerca de dez anos. São conhecidos pelo imediatismo e impaciência. Nascidos entre o final da década de 70 e meados dos anos 90, só fazem o que têm vontade e são desapegados dos empregos. Para o administrador André Martins, presidente da VB Serviços aos 38 anos, o gestor formado em administração adquire uma visão holística de seus colaboradores e dos processos envolvidos na companhia e, com isso, pode sair de julgamentos pré-concebidos. Para ele, a união de esforços de líderes e liderados vai além de um chefe transmitindo ordens explícitas aos seus subordinados. O trabalho hoje tem base na confiança, na relação e na busca de resultados excepcionais. Temos uma nova geração no país criando empregos e inovando. Os jovens líderes não têm um perfil único e têm uma preocupação maior em questões amplas e menos problemas pontuais.

A comunicação entre a alta direção com os colaboradores e o público deixou de ser um caminho de mão única e se tornou um espaço de debates em prol da melhoria dos serviços e na busca por mais satisfação interna e externa. Pois as rígidas estruturas hierárquicas dificultam a interação e a compreensão das orientações, segundo Paulo Sérgio kakinoff, presidente da Gol aos 38 anos. Por isso, as ações conjuntas são efetivas quando todos sabem de forma clara suas responsabilidades e desafios. Tem que se ter diretrizes, estratégias e planejamento, mas é fundamental compartilhar informação e, eventualmente, atuar de forma matricial.

Por toda fama que essa geração acumulou, é previsível que 48% dos executivos avaliem esses profissionais como os mais difíceis de atrair e 55% os considerem os mais complicados para reter, segundo levantamento da Robert Half (empresa de recrutamento). A principal dificuldade de retenção dessa geração é por conta das expectativas em relação ao plano de carreira, seguida da expectativa de remuneração e qualidade de vida. Essa geração também busca uma nova maneira de encarar a vida profissional e prefere mostrar o trabalho em resultado produzido e não em horas trabalhadas. Além disso a disposição em seguir os próprios ideais e colocá-los em prática transforma a juventude em uma fonte de negócios. É importante montar uma equipe balanceada com um pessoal novo, de muita vontade e ideias e outra mais experiente. A riqueza de mentalidades deve ser o foco das empresas. É fundamental ser pautado pelos valores pessoais, frutos do caráter, de educação e heranças que constroem nossa personalidade. Além da necessidade do domínio da tecnologia, dinamismo, sede por desafios, reconhecer os erros e saber a hora de mudar. Um jovem líder para alcançar o sucesso na vida profissional deve ser positivo e buscar efeitos a longo prazo, ser estudioso e ter uma rotina de sucesso. Hábitos saudáveis também são fundamentais: boa alimentação, sono, exercícios físicos e bons relacionamentos sociais e empresariais. E para mantê-los com força total, a possibilidade de crescimento precisa coexistir com um ambiente desafiador e que propicie a liberdade de ação. Eles não gostam de tarefas repetitivas e as empresas devem se adaptar a isso. A empolgação e o desânimo acontecem na mesma velocidade.

Fonte - Revista Harvard Business Review

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO