Governança para microempresas e PMEs

User Rating: 4 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Inactive
 

Governança Corporativa: uma realidade para microempresas e PMEs

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações divulgado no último dia 10 de novembro, houve 142 pedidos de falência em todo o país no mês de outubro. Do total, 73% foram requeridos por microempresas e PMEs (Pequenas e Médias Empresas).

Apesar da constante queda destes números, ao longo dos anos a quantidade de microempresas e PMEs que não conseguem dar continuidade aos modelos de negócios é expressiva.

Diante deste cenário, é possível afirmar que o mercado necessita cada vez mais de soluções que busquem a longevidade por meio da estruturação da empresa a médio e longo prazo.

Administrar um negócio pode ser um desafio, pois uma empresa funciona como uma engrenagem, se algum dos dentes (setores) está quebrado ou com mau funcionamento, o desempenho da engrenagem inteira fica comprometido.

A Governança Corporativa é uma aliada neste desafio, pois é a base para o crescimento sustentado e perene para os pequenos e médios empreendedores, assim como é para as grandes corporações. Estruturar uma boa governança ampara os proprietários e executivos a conduzir o negócio sem surpresas, riscos e consequentemente aumentam os lucros.

A adoção desta prática busca desenvolvimento estruturado, construção da confiabilidade e longevidade para a empresa, pois a Governança Corporativa corresponde aos processos, costumes, políticas internas e leis que são praticadas para fazer a administração de uma organização.

Por muito tempo, as PMEs abriram mão da Governança Corporativa por acreditarem ser um investimento alto dentro das finanças da empresa, porém, atualmente o mercado dispõe de soluções que controlam operações, reduzem custos, aproximam o relacionamento com o cliente e auxiliam na retenção de capacitação de profissionais competentes dentro da realidade de um microempreendedor ou executivo de PMEs.

Antever uma crise é mais efetivo que recorrer a soluções de emergência, pois isso pode significar comprometimento da marca, prejuízos financeiros e desestruturação interna.

Por isso, acredito que os executivos precisam deixar de lado os paradigmas de que consultorias que buscam aumentar a efetividade dos negócios são somente aplicáveis aos grandes do mercado.

O mercado nacional pede mais empresas estruturadas e preparadas para o crescimento e as exigências de um mundo globalizado.

Para chegar ao topo é preciso organização, planejamento, sustentabilidade, visão, controle e transparência.

Alcides Rocha é presidente da Finance365, primeira plataforma brasileira de Governança Corporativa focada em PMEs

Finance365 Partner Family

Finance365 brings to the market a new mindset on Governance and Business Management. Our goal is to present to clients how to increase their profits through good practices in Corporate Governance, with sustainable growth.

Specialized Service

Miramar, Flórida, USA

Alphaville - Barueri

Email: contato@finance365.net.br

Fax: +55 11 2680-5094

Webistewww.finance365.net.br

Depositions


"We were positively surprised by the quality of the answers, it's worth it!"
Cleber Oliveira - Advanced Consultores
"Leave your comments on the use of our application."
Administração - Gestão Canal da Governança
"Governance is supporting us to see the business otherwise, more rational and objective."
Moacir F Teixeira - ECOAGRO